Denbora  6 ordu 54 minutu

Koordenatuak 1337

Noiz igoa 14 de febrero de 2015

Noiz egina febrero 2015

-
-
4.039 m
3.150 m
0
2,1
4,1
8,28 km

Bisitak 1495, kokapena 69

Nondik gertu Ifergane, Marrakech-Tensift-Al Haouz (Morocco)

Ascensão invernal ao cume do Akioud com partida do refúgio Les Mouflons, integrada numa expedição ao alto Atlas.

O objectivo da expedição, coordenada pelo Pedro Guedes da Alpine Climbers, era fazer 4 X 4.000 metros.

A partir do refúgio Les Mouflons, o percurso sobe ao longo do vale Mizane em direcção a sul por cerca de 1 km. Aí, gira à direita em direcção a oeste, sempre em subida que se vai acentuando até um pequeno colo. Sempre subindo, agora em arco, da direita para a esquerda, passa-se o colo do Amguird a 3.900 metros e o colo do Tizi Afella a 3,965 metros.

Chegados à face norte do Akioud, ficam pouco mais 100 metros de ganho de altitude a separar-nos do cume. Trata-se de um segmento técnico e duro, com uma mistura de neve e gelo a exigir piolet na subida e na descida.

As vistas, a partir do cume, compensam o esforço da subida. O regresso faz-se sensivelmente pelo mesmo trilho da subida, podendo em alternativa usar-se um pequeno canyon à direita de quem sobe, como melhor caminho.

Naturalmente, que na descida o habitual ziguezague das subidas é substituído por uma linha de progressão mais recta que encurta o caminho de volta. Atenção porém ao aumento da probabilidade de queda, sobretudo para quem não está habituado ao uso de crampons, indispensaveis em todo o percurso.

Kokapenaren inguruko iritzi eta galderak

    Nahi izanezkero edo ibilbide hau