Denbora  2 ordu 6 minutu

0,6
1,2

Bisitak 4642, kokapena 50

Nondik gertu Vale Grande, Coimbra (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Via Ferrata da Barragem de Santa Luzia está localizada na região centro de Portugal, distrito de Coimbra na zona da Pampilhosa da Serra Luzia (Casal da Lapa, junto à parte traseira do paredão da barragem). As entidades promotoras são o Município de Pampilhosa da Serra com participação das Aldeias de Xisto. A via está construída sobre uma das faces naturais que ladeiam a Barragem de Santa Luzia. A via está categorizada com nível de dificuldade “Dificil” o que na escala Hüsler corresponderia a K4. Não é uma via com passagens muito técnicas mas tem a particularidade de maior parte dos troços serem ligeiramente extra-prumados. Existem partes da via que requerem o auxílio das fissuras e saliências da rocha para progredir mais facilmente.

A aproximação é efetuada através do estacionamento em direção à parede Sudoeste. A primeira (1) secção tem início numa zona de placa vertical, seguindo depois por uma rampa até um pequeno diedro. A segunda (2) secção inicia-se numa zona de placa vertical, realizando depois uma ligeira travessia à direita e seguindo por uma zona ligeiramente extra-prumada até chegar a um patamar grande. A terceira (3) secção segue novamente por um ligeiro extra-prumo até atingir um patamar. Aqui atravessa para a direita por alguns metros, subindo de seguida por outra zona de ligeiro extra-prumo. Chegando a um pequeno patamar, a via atravessa para a direita até um canal. A quarta (4) secção inicia-se numa zona vertical e segue depois durante alguns metros por uma rampa ligeiramente inclinada até ao topo da falésia. A quinta (5) e última secção segue pela esquerda contornando o maciço rochoso até ao fim da linha de vida. A Via termina no topo da escarpa com uma vista magnífica sobre a albufeira da barragem. O caminho de saída está equipado com uma linha de vida até uma zona sem perigos maiores.

Ao terminar a via pode-se optar por uma de duas formas de regresso:
a) Quando termina a linha de vida, seguir pelo caminho à esquerda que vai dar a uma estrada asfaltada sem saída com acesso à barragem. Passar por cima da barragem e depois seguir até à estrada M547 e continuar até à parte traseira do paredão da barragem – foi a nossa opção;
b) Quando termina a linha de vida seguir pela direita até ao miradouro, o caminho está marcado por mariolas. O miradouro está localizado na N344, subir a estrada e virar à direita na indicação “Vale Grande Cabril” e descer pela estrada até à parte traseira do paredão da barragem.

Ficha Técnica:
Extra-prumada: Sim
Material adicional: Não

IMPORTANTE:
Por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.

10 iritzi

• DiogoHiker 23-jul-2017

Já está nos meus favoritos.
    Obrigado pela partilha!

• Giorgio1984 22-jul-2018

Beautiful ! Just finished right now. Very vertical via ferrata with a nice sight.

Caminhantes 23-jul-2018

Thanks for comment.

• A_varela 07-sep-2018

Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

Via Ferrara muito bonita e enquadramento espetacular, um bocadinho atlética, mas fica a pecar por ser curtinha. 2h de atividade é estar a contar muito por cima!

Caminhantes 08-sep-2018

Obrigado pelo comentário e avaliação A_varela!
    É bom saber que você gostou da Via Ferrata.
    Partilhamos do mesmo sentimento relativamente à distância da via equipada, peca por ser curta...
    O tempo de 2 horas inclui o regresso e a pausa para desfrutar as magnificas panorâmicas sobre a albufeira.
    Saudações!

• A_varela 08-sep-2018

A paisagem é magnífica e sem dúvida que se preenchem 2 horas com bons períodos de contemplação 😁

• argazkia cometboy

cometboy 25-nov-2018

Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

Aconselhável fazer em boa forma física! É bastante exigente para braços, pernas...

Caminhantes 25-nov-2018

Plenamente de acordo, via ferrata exigente, principalmente de braços.
    Obrigado pelo comentário e avaliação cometboy.

• argazkia Rui Roque

Rui Roque 12-jun-2019

De certeza que esta ferrata é uma K4? A classificação de difícil é para K3. Uma K4 é muito difícil. Fiquei surpreendido pela classificação, porque ando no Google à procura da dificuldade desta via ferrata e só encontro esta "página" com essa informação.

Caminhantes 12-jun-2019

Olá Rui Roque!
    A via está classificada como K4, e é exigente fisicamente...
    Saudações

Nahi izanezkero edo ibilbide hau