Denbora  5 ordu 29 minutu

2,9
5,8

Bisitak 2897, kokapena 222

Nondik gertu Le Baplieu, Auvergne-Rhône-Alpes (France)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Tour du Mont Blanc (TMB) é um trekking que cobre uma distância de aproximadamente 170Km e com 10.000m de desnível acumulado. Falamos de uma experiência para recordar ao longo da vida… de um dos percursos mais belos e icónicos do mundo! De acordo com a National Geographic é uma viagem imperdível e que deve ser feita pelo menos uma vez na vida… Durante nove dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira.

O TMB, percurso de tipologia circular, foi realizado de 29 de Julho a 6 de Agosto de 2017. Saindo de Les Houches (Chamonix), contornamos a totalidade do maciço do Monte Branco, passando por França, Itália e Suíça. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha e parques de campismo.

2ª ETAPA TOUR DU MONT BLANC : LES CONTAMINES / CAMPING LE PONTET – REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME

Segunda etapa do TMB com inicio em Les Contamines, Camping du Pontet (alt.1160m), onde pernoitamos. Saindo do camping atravessamos o bonito Parc de Loisirs Patricie Domingues e retomamos o TMB. O trilho segue por um amplo caminho de terra até Nôtre Dame de La Gorge onde se inicia, por uma antiga calçada romana, a subida de aproximadamente onze quilómetros até Col du Bonhomme (Alt. 2329m). Passamos no Refuge de Nant Borrant e Refuge de La Balme (Alt. 1706m), ambos com fonte de água potável. Neste último aproveitamos para fazer o reforço da manhã, estava um dia agradável de sol, as mesas exteriores do refúgio convidavam a uma pausa nesta longa subida. O local oferecenos uma magnifica vista sobre todo o vale. O trilho continua um pouco mais pelo amplo caminho de terra, depois segue pela esquerda por um caminho de pé posto, continua a subir até Col du Bonhomme (Alt. 2329m). O local é caracterizado pelo pequeno abrigo e amplas panorâmicas. Foi o local escolhido para o almoço da jornada, onde desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar. Já com o estomago aconchegado e a mudança repentina das condições climatéricas faz-nos deixar apressadamente o local em direção ao nosso objectivo do dia. Seguimos o trilho por caminho de pedras e sem grande dificuldade alcançamos Col de La Croix de Bonhomme, a nossa vista já alcança o Refuge de La Croix du Bonhomme (Alt. 2443m), local escolhido para a pernoita desta etapa.

FICHA TÉCNICA DA JORNADA
Data de realização: 30 Julho 2017
Inicio: Les Contamines (Camping Le Pontet)
Fim: Refuge de La Croix du Bonhomme
Percurso: Les Contamines (Camping Le Pontet) - Nôtre Dame de La Gorge - Nant Borrant - La Balme - Col du Bonhomme - Col de la Croix du Bonhomme
Extensão: 11,6 km
Marcha efetiva: 4:10 horas
Panorâmicas: em LA BALME vista sobre os cumes de calcário da Aguille de la Pennaz
Alojamento: Refuge de La Croix du Bonhomme

AS ETAPAS
1/9 TMB: LES HOUCHES(F) - LES CONTAMINES / CAMPING LE PONTET (F)
2/9 TMB: CAMPING LE PONTET (F) - REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F)
3/9 TMB: REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F) - RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I)
4/9 TMB: RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I) - RIFUGIO G. BERTONE (I)
5/9 TMB: RIFUGIO G. BERTONE (I) - RIFUGIO ELENA (I)
6/9 TMB: RIFUGIO ELENA (I) - CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH)
7/9 TMB: CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH) - TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH)
8/9 TMB: TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH) - REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F)
9/9 TMB: REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F) - LES HOUCHES (F)

TRILHA COMPLETA DO TMB
TOUR DU MONT-BLANC COMPLETO POR FENÊTRE D`ARPETTE

SITE OFICIAL
www.autourdumontblanc.com

2ªDAY CAMPING LE PONTET - REFUGE CROIX DU BONHOMME

ORATOIRE ST ANTOINE (Alt. 1170M)

NOTRE DAME DE LA GORGE (Alt. 1210M)

PONT ROMAIN (Alt. 1425M)

LA ROLLAZ (Alt. 1535M)

REFUGE LA BALME (Alt. 1706M)

TUMULUS PLAN DES DAMES (Alt. 2043M)

COL DU BONHOMME (Alt. 2329M)

REFUGE CROIX DU BONHOMME (Alt. 2443M)

2 iritzi

• PicosAlpinos 18-ago-2017

Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

Magnifico trekking! Obrigado pela partilha!

• SimpleTrekker 18-ago-2017

Obrigado pela partilha!

Nahi izanezkero edo ibilbide hau