Iraupena  ordu bat 33 minutu

Koordenatuak 757

Noiz igoa 17 de abril de 2017

Noiz egina abril 2017

  • Balorazioa

     
  • Informazioa

     
  • Erraza jarraitzeko

     
  • Ingurunea

     
-
-
730 m
649 m
0
2,2
4,3
8,67 km

Ikusita 1687 aldiz, jaitsita 110 aldiz

Nondik gertu: Mombuca, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde o distrito de Santana do Rio Preto, mais conhecido como Cabeça de Boi, até as cachoeiras do complexo do Entancado (ou Estancado?).

COMO CHEGAR:
Cabeça de Boi ou Santana do Rio Preto está a cerca de 8km do centro de Itambé do Mato Dentro, o trajeto é por estrada de terra em condições medianas e muito sinuosa. Saindo de BH, o caminho mais curto é seguindo pela BR-381 sentido Vitória até a entrada para Bom Jesus do Amparo, e de lá seguir para Ipoema (asfalto), depois Senhora do Carmo (terra) e Itambé (asfalto). Itambé está a cerca de 120km de BH.

A TRILHA:
Grande parte do trajeto é por uma estradinha de terra em condições medianas, com algumas travessias por água. A mais significativa fica na saída de Cabeça de Boi, é um trecho largo de rio, mas normalmente raso, qualquer carro de passeio cruza pelo local. O restante da estrada continua tranquilo para veículos de passeio em boa parte do ano.
Por volta do KM 4,9 há uma porteira, onde é feita a cobrança do ingresso para as cachoeiras. Em abril de 2017 estava em 10$/pessoa. Da porteira o visitante segue por mais 1km de carro pela estradinha até encontrar duas porteiras. Há uma área para estacionamento à esquerda das porteiras. De moto ou bike é possível avançar mais um pouco. A porteira da direita dá acesso ao Lajeado, trecho interessante do Rio Preto do Itambé. São cerca de 250 metros descendo por uma estradinha até encontrar o leito do rio. O local possui pequenas piscinas naturais e um belo remanso, onde é possível nadar com tranquilidade.
Retornando às duas porteiras, a da esquerda dá acesso às cachoeiras do Entancado, Maçãs, Macacos, Chuvisco e Rapel. A estradinha continua até uma parte gramada onde a trilha tem início. Após as árvores há uma pinguela (ver foto) que precisa ser cruzada. À esquerda uma trilha um pouco mais discreta sobe em direção a uma pequena cachoeira, nomeada como do Chuvisco. A água é bem pouca e forma um poço bem pequeno e raso, ideal para crianças. Retornando à trilha principal, segue-se margeando o Rio Preto pela margem direita por cerca de 500 metros até a Cachoeira do Entancado. O local é bem aberto, exposto ao Sol, a cachoeira é interessante e forma um pequeno poço, bom para banho. Ideal é chegar cedo para aproveitar o local com tranquilidade.
Próximo a um trecho de "prainha", com muita areia e cascalho, do outro lado do rio existe um atalho que sobe para a cachoeira das Maçãs. É uma trilha íngreme, mas que evita o retorno ao encontro dos rios e corta um pouco de caminhada. Percebi o atalho somente na volta, mas de qualquer forma o retorno ao encontro dos rios e posterior subida à Cachoeira das Maçãs é um trecho curto.
Para as Maçãs a trilha apresenta um pouco de subida, mas bem tranquila. Existem algumas bifurcações no caminho, que levam à cachoeira dos Macacos, não explorada por mim. Mantenha à direita e chegará às Maçãs, uma queda bem bonita aperta entre as paredes de um cânion. Local ótimo para banho, mas pouco exposto ao Sol. Ainda assim a água apresenta uma temperatura agradável.

CONSIDERAÇÕES:
- No geral é uma trilha de baixa dificuldade técnica e que exige pouco condicionamento físico. Os três locais do tracklog mais a Cachoeira dos Macacos podem ser visitados no mesmo dia com tranquilidade;

- As cachoeiras estão em propriedade particular, é cobrado um ingresso de 10$ por pessoa;

- Não há qualquer infraestrutura no local, se for passar o dia por lá leve o de comer e o de beber;

- Leve seu lixo de volta! Não há coleta de lixo no local;

- Deixando o carro no estacionamento próximo a porteira, são 2,6km de caminhada para conhecer os três locais visitados.

Ikusi gehiago external

Waypoint

Santana do Rio Preto

Waypoint

Porteiras

Waypoint

Porteira

Ibai

Lajeado

Ibai

Travessia córrego

Waypoint

Início da trilha

Ur-jauzia

Cachoeirinha

Ur-jauzia

Cachoeira do Entancado

Ibai

Atravessar rio para Maçãs

Waypoint

Trilha à esquerda

Ibai

Travessia de rio

Waypoint

Atalho para Entancado

Intersection

Seguir à direita

Intersection

Seguir à direita

Waypoint

Travessia córrego

Waypoint

Cachoeira das Maçãs

6 iritzi

  • argazkia ___feh___

    ___feh___ 26-mar-2018

    Ibilbide hau egin dut  egiaztatua  Ikusi gehiago

    Muito boa track!

  • washington Souza Jesus 30-oct-2019

    Olá!Tudo bem?Estamos querendo ir , só que devido a maioria não ter carro ,vamos de van ,tem como a van chegar até o estacionamento das cachoeiras sem ter q atravessar o rio ?

  • argazkia Hélio Jr

    Hélio Jr 31-oct-2019

    Olá Washigton,

    não tem como, para chegar até as cachoeiras é preciso cruzar o ribeirão logo na saída do vilarejo de Cabeça de Boi.

  • washington Souza Jesus 05-nov-2019

    Obrigado!

  • argazkia JoZK

    JoZK 12-dic-2019

    Obrigado por explicar direitinho.
    Você sabe se tem algum role bonito ali perto de cabeça de boi que não precise pagar?

  • argazkia Hélio Jr

    Hélio Jr 15-dic-2019

    JoZK,

    próximo a Cabeça de Boi tem a Serra do Lobo, onde é possível fazer uma travessia ou somente um bate-volta até algum dos picos que tem lá.

Nahi izanez gero edo ibilbide hau