Koordenatuak 133

Noiz igoa 24 de mayo de 2020

-
-
94 m
46 m
0
1,4
2,7
5,44 km

Ikusita 114 aldiz, jaitsita 0 aldiz

Nondik gertu: Póvoa do Pereiro, Aveiro (Portugal)

Este é um trilho construído pela turma G, do 7ºano, da Escola Básica e Secundária de Anadia, no ano letivo de 2019 2020. O trabalho contou com a colaboração dos nossos professores de Ciências Naturais, Físico Química, Português, Matemática, Francês, História, Geografia, Educação Física e Educação Visual.
Com este percurso, pretendemos dar a conhecer um pouco da cidade de Anadia, do seu património, cultura e gastronomia, tentando utilizar de forma interdisciplinar os conhecimentos adquiridos durante este ano.
Como suporte ao trilho, preparámos um PADLET onde disponibilizamos um vasto leque de informações que permitem ao visitante conhecer melhor a nossa região. Assim, ao longo do trilho, colocamos várias questões que podem ser respondidas através da consulta do site: https://padlet.com/turma7g/ecotrilho
Para aceder ao site, fornecemos um QRCODE que se apresenta nas fotografias.
Em cada etapa do trilho, deve ser registada a hora de chegada, a distância percorrida desde o ponto de partida, bem como a hora de partida. Com estes dados, no final do trilho, será possível representar graficamente o caminho percorrido, usando a aplicação para telemóvel - GeoGebra Classic.
Waypoint

Cineteatro de Anadia

O Cineteatro de Anadia, inaugurado a 6 de fevereiro de 2009, é um espaço cultural moderno que promove, com qualidade, o cinema, o teatro, a música, a dança, os colóquios, os congressos, as conferências, entre outros. A programação do Cineteatro pode ser consultada em https://www.cm-anadia.pt/pages/567 A escadaria de acesso ao Cineteatro é revestida por um calcário português muito duro que apresenta coeficientes de absorção baixos. Consultando o PADLET indique: 1 - os minerais constituintes do calcário; 2 - as impurezas que dão origem às cores que vão do branco ao amarelo e do rosa ao vermelho e à cor acinzentada ou negra; 3 - algumas variedades de calcários; 4 - algumas utilizações dos calcários. Neste local, o caminhante entra numa parte do trajeto do caminho central português dos caminhos de Santiago. Acedendo ao PADLET, responda às seguintes questões: 1 - Por que motivo se faz a peregrinação a Santiago desde a época medieval? 2 - Qual o símbolo mais usado para indicar o Caminho de Santiago? 3 - Em que época histórica se iniciou a peregrinação a Santiago? 4 - Qual o percurso dentro do Concelho de Anadia?
Anoa

Mercado Municipal de Anadia

O Mercado Municipal é um espaço com instalações modernas e funcionais que foi inaugurado a 6 de setembro de 2008. Apresenta dois edifícios e um terrado em recinto aberto. O mercado ocupa o rés-do-chão do edifício principal, dispondo de lojas e de bancas específicas para a venda de carnes frescas e derivados, flores, charcutaria e queijos, pescado fresco e bacalhau, pão, pastelaria e produtos afins, hortícolas, frutas, plantas e sementes. O mercado semanal de Anadia decorre todos os sábados, das 7 às 14 horas. Na parte superior do edifício, fica situada a sede do Anadia Futebol Clube. Consultando o PADLET procure saber um pouco mais sobre este clube, nomeadamente a data do fundação, as modalidades praticadas atualmente e a alcunha associada aos atletas do AFC. Por este Clube passaram muitos atletas entre os quais se destaca o futebolista António José Conceição Oliveira (Toni). Relativamente a este atleta, indique: 1 - onde e quando nasceu Toni; 2 - o primeiro clube em que jogou; 3 - o número de títulos conquistados.
Edificio de interés

Casa Rodrigues Lapa

Nesta casa viveu o filólogo, ensaísta e crítico literário português natural de Anadia, Manuel Rodrigues Lapa. Tendo sido um opositor ao regime salazarista, em 1933, foi banido da Faculdade de Letras de Lisboa onde lecionava e perseguido politicamente juntamente com outros intelectuais independentes. Rodrigues Lapa é uma referência cultural incontornável da cidade de Anadia. Procure no PADLET as seguintes informações sobre Manuel Rodrigues Lapa: 1 - o regime político a que se opôs Rodrigues Lapa; 2 - a época literária em que se especializou o filólogo anadiense; 3 - a condecoração que recebeu já no final da sua vida; 4 - em que consiste o Prémio Escolar Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa.
panoramica

Monte Crasto

De acordo com os trabalhos de Carlos Capela, em 1982, o Monte Crasto terá correspondido a um povoado fortificado na Idade do Ferro, com ocupação posterior pelos romanos. A presença romana é atestada pela grande quantidade de material de construção que se encontra por toda a área do castro. Deste ponto, desfrute da bela paisagem sobre a cidade de Anadia e localize a serra do Buçaco considerando a fotografia em anexo. Responda às seguintes questões, consultando o PADLET: 1 - identifique o tipo de observação que está a efetuar; 2 - refira os três planos de observação de uma paisagem; 3 - refira três elementos naturais e três elementos humanos; 4 - classifique o tipo de paisagem que observa do monte. Recorrendo à aplicação Pl@ntNet e à informação disponibilizada no PADLET, identifique algumas das plantas presentes no Monte Crasto. Aproveite o espaço para um almoço e desfrute da paisagem que o rodeia.
Edificio de interés

Praça Visconde Seabra

A Praça Visconde de Seabra é uma praça rodeada por interessantes edifícios como o Palácio da Justiça, a Capela de São Sebastião ou a Vila Alegre. No centro, encontra-se o Monumento aos Mortos da Grande Guerra inaugurado a 8 de dezembro de 1929, da autoria do anadiense António Joaquim da Conceição. Na base estão inscritos os nomes dos homenageados. Na praça encontra-se o busto em bronze do jurisconsulto Visconde de Seabra, bem como, o local onde já esteve o busto do pintor Fausto Sampaio. Desfrute da zona verde, descansando nos bancos do jardim e apreciando os repuxos de água existentes. Anualmente, realiza-se nesta praça a feira medieval, com início na Quinta-feira da Ascensão ou Dia da Espiga, que corresponde ao feriado municipal de Anadia. Relativamente à personalidade que deu o seu nome à praça, descubra a seguinte informação consultando o PADLET: 1 - um dos cargos políticos que exerceu; 2 - a universidade de referência da qual foi nomeado reitor; 3 - o documento jurídico fundamental de que é autor; 4 - uma curiosidade sobre Visconde Seabra. Dirija-se ao café "Pão de Deus" e prove o delicioso Bairradino, iguaria confecionada com espumante da região. Consultando a informação por nós disponibilizada indique: 1 - a forma do Bairradino; 2 - o criador deste doce contemporâneo; 3 - o concurso onde este doce representou o concelho de Anadia; 4 - dois ingredientes desta iguaria.
Edificio de interés

Praça do Município

A Praça do Município apresenta, no seu centro, um busto em bronze de cariz naturalista, em homenagem a José Luciano de Castro, assente sobre um pedestal em calcário, ornado por um friso de estilo arte nova, com flores e fitas entrançadas. Relativamente a esta figura notável da nossa cidade, indique: 1 - as datas do seu nascimento e da sua morte; a idade com que se formou; 3 - as áreas em que se destacou; 4 - os dois edifícios que comprovam o legado de José Luciano de Castro à cidade de Anadia. Consultando a informação por nós disponibilizada sobre a etimologia da palavra Anadia refira: 1 - o povo que deu origem ao nome de Anadia, segundo Rodrigues Lapa; 2 - quem foi Ana Dias; 3 - como era caracterizado o seu vinho; 4 - onde se situa a nascente "Aqua Nativa". Um dos rios que atravessa o concelho é o Certoma também conhecido como Cértima. A etimologia da palavra bem como algumas curiosidades sobre o rio, podem ser consultadas no PADLET por forma a responder às seguintes questões: 1 - Que acontecimento deu origem ao nome do rio? 2 - Quais os quatro concelhos que o rio atravessa? 3 - Indique um afluente da margem direita. 4 - Como se chama a lagoa natural para onde convergem as águas do rio Certoma?
Museoa

Museu do Vinho e da Vinha

O Museu do Vinho e da Vinha está instalado num edifício contemporâneo, inaugurado a 27 de setembro de 2003. Contempla uma exposição permanente “Percursos do Vinho”, exposições temporárias de arte contemporânea e esculturas de Fernanda Fragateiro. Na exposição permanente, o visitante é convidado a fazer uma viagem virtual à região através de projeções videográficas que revelam o percurso evolutivo e didático da viticultura, da vinificação e da enologia, sintetizando o que de melhor existe na Bairrada. Observe com atenção as rochas utilizadas para revestir a rampa de acesso ao Museu e a sua fachada principal. Sobre os granitos consulte a nossa informação e indique: 1 - a que tipo de rocha pertence; 2 - a sua textura; 3 - os minerais que o compõem. Considerando que os magmas podem arrefecer de forma rápida à superfície ou de forma lenta em profundidade e que os minerais são tanto maiores quanto mais lento for o arrefecimento for lento, indique o local expectável de arrefecimento do magma. Visite o Museu do Vinho da Bairrada e refira as técnicas de separação usadas na produção de vinho, bem como os equipamentos de laboratório utilizados.
Waypoint

Comissão Vitivinícola da Bairrada

No edifício contíguo ao Museu está sediada a Comissão Vitivinícola da Bairrada, associação interprofissional à qual compete atribuir a Denominação de Origem Bairrada e vender os selos de garantia para os vinhos aprovados. A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história, que procura um lugar no futuro. Uma das grandes referências da Bairrada é o seu espumante. Observe com atenção as rochas do passeio à entrada do Museu. O passeio à frente do Museu está calcetado de acordo com a tradicional técnica da Calçada Portuguesa. Observe as rochas que compõem esse passeio e, consultando o PADLET, procure responder às seguintes questões: 1 - Em que época se impôs a expressão cultural "Calçada Portuguesa"? 2 - Quais são as principais rochas utilizadas na "Calçada Portuguesa"? 3 - A "Calçada Portuguesa" é utilizada em quê? 4 - O que é que dá origem à coloração negra do calcário? Erradamente, muitos denominam o espumante como champanhe. Consulte a nossa informação para conhecer a distinção entre espumante e champanhe e responder às questões seguintes: 1 - O que é o perlage? 2 - Como se forma o gás do espumante? 3 - De que região é originário o Champanhe? 4 - Qual a designação correta a atribuir à bebida produzida na Região Demarcada da Bairrada?
Waypoint

Ecoparque de Anadia

Chegando ao destino, podemos desfrutar do acolhedor espaço do ecoparque. Este é um espaço ao ar livre onde a atividade física e o lazer são possíveis num estreito contacto com a natureza. Este parque coloca ao serviço da população um circuito de manutenção, equipamento geriátrico, um polidesportivo, um parque infantil, um campo de malha e um parque de merendas. Dotado de zonas de circulação pedonal e ciclável este local contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. Nesta estação poderá realizar uma última atividade: construir um gráfico do percurso efetuado usando os registos dos tempos de partida e chegada a cada uma das estações e a distância percorrida. Para concretizar esta tarefa, é importante começar por completar a tabela disponibilizada na imagem. Para a realização do gráfico usando a aplicação GeoGebra Classic, deve seguir as seguintes instruções: 1 - introduzir os dezasseis pontos do gráfico, sendo o X o tempo acumulado e o Y a distância acumulada (tempo, distância). Para cada estação deve marcar 2 pontos: um que corresponde à chegada e outro à hora de saída; 2 - definir os eixos; 3 - construir a linha do gráfico. Para finalizar, recorrendo à tabela e ao gráfico, responda às seguintes questões: 1 - Quanto tempo esteve parado ao longo do percurso? 2 - Em que estação demorou mais tempo? 3 - Qual a distância total percorrida? 4 - Entre que estações o percurso foi mais longo? Desfrute do espaço praticando algumas atividades desportivas: seja mais ativo, mais saudável, mais feliz!

Kokapenaren inguruko iritzi eta galderak

    Nahi izanez gero edo ibilbide hau