Denbora  6 ordu 26 minutu

Koordenatuak 1365

Noiz igoa 3 de agosto de 2019

Noiz egina agosto 2019

-
-
477 m
200 m
0
3,9
7,9
15,71 km

Bisitak 167, kokapena 5

Nondik gertu Santo Aleixo de Além Tamega, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

LEVADA DE SANTO ALEIXO

O trilho “Levada de Santo Aleixo” tem por base o PR2 pertencente aos percursos pedestres do concelho de Ribeira de Pena. Este percurso localiza-se na freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega e deve a sua designação à existência de uma extensa levada, na freguesia de Santo Aleixo. É realizado maioritariamente à sombra, sendo uma boa escolha para dias quentes de verão. O trilho realizado não está totalmente sinalizado pelo que é aconselhável o uso de GPS.

Iniciamos o nosso trilho no Lugar de Barcas (Rua da Ponte de Arame) e percorremos a parte final do PR1 - Caminho do Abade até à interseção com o PR2 na Casa da Fecha na freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega. Percorridos escassos metros, atravessamos o Rio Tâmega pela Ponte de Arame, inserida no Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena.

No ponto de interseção com o PR2, optamos por fazer o percurso em sentido contrário ao proposto no folheto oficial, isto é, seguimos no sentido dos ponteiros do relógio. Sendo assim, desde a Casa da Fecha seguimos pela Rua Padre Emílio, onde se pode contemplar o património arquitetónico e cultural do aglomerado populacional de Serredo. Pouco depois do lavadouro comunitário de Serredo, deixamos a estrada, e seguimos, ao nosso lado direito, por caminho ancestral que tem impregnado na calçada os sinais do tempo das marcas dos rodados dos carros de bois e que cruza com a levada de Santo Aleixo.

Agora seguimos a levada, este troço ao longo da levada, coberto pelas copas de carvalhais e castanheiros, proporciona o contacto com as diversas espécies de fauna e flora para além de permitir desfrutar de uma belíssima paisagem sobre o rio Beça, que passa, por um vale estreito e encaixado, do nosso lado esquerdo.



Chegado ao “túnel” o trilho segue por alguns metros um caminho florestal e volta a acompanhar a levada, um pouco mais à frente. No percurso oficial existe uma alternativa de fazer um pequeno desvio à levada, optando pela derivação que passa pelo centro de Bragadas e retomando o caminho da levada depois do aglomerado habitacional. Nós optamos por seguir de imediato o caminho da levada. Retomado o caminho pela levada, deixa-se para trás uma paisagem maioritariamente agrícola, para dar lugar à paisagem florestal. Em alguns pontos da levada o caminho não está transitável sendo necessário recorrer ao estreito perfil da levada para progredir o que requer algum equilíbrio e adequado cuidado para evitar quedas. Percorridos sensivelmente nove quilómetros de levada, num ponto onde existe um banco de cimento, deixamos a levada para seguir pelo nosso lado direito um caminho florestal ascendente até ao Parque de Campismo e Parque de Lazer de Bragadas, local onde almoçamos.

Depois de uma longa pausa e bom momento de degustação e forte convívio - o trilho assim o permitiu, pois não era exigente, considerando o acumulado e a distancia a percorrer - voltamos ao caminho. Para evitar um troço de estrada do PR2, seguimos pelo parque de lazer em direção ao lago e tomamos um caminho florestal que atravessa a Mata de Bragadas e retoma o PR2 sensivelmente dois quilómetros à frente, nos limites do aglomerado habitacional de Santo Aleixo de Além Tâmega. Seguimos o PR por uma estrada local de paralelepípedo que vai descendo para o centro da localidade, mas mais à frente o PR acompanha um desvio ao nosso lado esquerdo para seguir uma pequena levada em direção a um belíssimo conjunto de moinhos recuperados. Continuando, o trilho atravessa o centro da Freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega em direção à Igreja Matriz, onde se pode contemplar o património arquitetónico e cultural do aglomerado populacional. Seria aqui o local de inicio e fim oficial do PR2, nós vamos continuar em direção à Casa da Fecha, para intersetar o PR1 e voltar aos carros pela Ponte de Arame.

PONTOS DE INTERESSE:
Casa Brasonada da Fecha
Floresta de castanheiros
Levada de Santo Aleixo
Parque de Campismo e de Lazer de Bragadas
Núcleo de moinhos

INFORMAÇÃO TÉCNICA DO PERCURSO (OFICIAL)
Extensão: 13,8 km (15,2 km com derivação)
Duração: 5h30m
Cota máxima atingida: 486 m
Cota mínima atingida: 245m
Desníveis acumulados: 826 m
Tipo de percurso: Pequena Rota (circular)
Sentido aconselhado: sentido contrário dos ponteiros do relógio
Grau de dificuldade: moderado
Coordenadas do ponto de partida: 41º32´27,89” N; 7º48`14,99” W

CONTACTOS ÚTEIS
Município de Ribeira de Pena - 259 490 500
GNR - 259 494 109
Bombeiros - 259 494 215
Proteção à Floresta - 117
SOS - 112




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Kokapenaren inguruko iritzi eta galderak

    Nahi izanezkero edo ibilbide hau