Denbora  2 ordu 8 minutu

1,4
2,8

Bisitak 3754, kokapena 262

Nondik gertu Patameiros, Açores (Portugal)

O percurso tem início nas imediações da Lagoa do Negro e da Gruta do Natal.
Começamos por percorrer o caminho de terra batida ladeado por rapa (Calluna vulgaris) e criptomérias (Cryptomeria japonica). Cerca de 550m depois, entramos numa pastagem, contornando o tanque de água pela esquerda, prosseguimos por 200m até entrar num atalho estreito, por entre a vegetação, constituida por exemplares de Calluna vulgaris, Cryptomeria japonica, Sphagnum sp e cedro do mato (Juniperus brevifolia).
Seguimos o caminho de pé posto, numa área onde existem três pequenas lagoas (lagoinhas de Vale Fundo), contornando-as pela direita, seguimos por entre o bosque de cedro do mato, num terreno irregular, contornando um dos vários domos traquíticos, com poucos exemplares de vegetação (apenas alguns indivíduos de Erica azorica e Calluna vulgaris) resultantes da erupção de 1761.
Depois de passar o domo, seguimos na canada ampla, ladeada por Erica azorica, Juniperus brevifolia e Calluna vulgaris, que desce em direção a uma mata de criptomérias.
Atravessamos a mata e algumas pastagens até chegar à estrada de asfalto, aqui viramos à esquerda. Fizemos o desvio para ascender ao Pico Gaspar, depois de contemplar as panorâmicas voltamos à estrada para percorrer o quilómetro final até à Gruta do Natal e Lagoa do Negro e voltar ao ponto de início do percurso.

_______________________

This trail begins near the Negro Lake and the Natal Cave.
Start by walking the dirt road flanked by common heather (Calluna vulgaris) and Japanese cedar (Cryptomeria japonica). After 550m go around a water tank on the left and continue for 200m to a narrow path surrounded by vegetation including Calluna vulgaris, Cryptomeria japonica, Sphagnum sp. and Azores junipers (Juniperus brevifolia).
Then pass through an area with three small lakes (Vale Fundo Lakes), skirting them on the right. Then continue through the Azores heather wood along. After passing the dome, take the wide trail flanked by Erica azorica, Juniperus brevifolia and Calluna vulgaris and descend towards a Japanese cedar wood.
After crossing the woods you will reach an asphalt road. Turn left, passing the hill of Pico Gaspar and walk the final kilometre to the beginning of the route.

Fonte: http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/terceira
  • argazkia PAINEL INFORMATIVO
  • argazkia MATA DE CRIPTOMÉRIA
  • argazkia LAGOINHAS DE VALE FUNDO
  • argazkia DESVIO LAGOA
  • argazkia LAGOA DE VALE FUNDO
  • argazkia BOSQUE ENDÉMICO
  • argazkia MISTÉRIOS NEGROS (Domos Traquíticos)
  • argazkia CAMINHO TERRA

4 iritzi

• argazkia fernandapacheco

fernandapacheco 20-feb-2016

Percurso com alguma dificuldade entre os Domos, compensado pela beleza das paisagens!

• PicosAlpinos 07-mar-2016

A avaliar pelas fotos é um percurso de grande beleza paisagística...
    Obrigado pela partilha.

• agarciaalonso 16-ago-2017

La ruta transcurre por muy diversos parajes que la hacen muy atractiva y amena. Únicamente tiene un tramo angosto sobre piedras que puede resultar no recomendable para niños pequeños, pero por lo general es una ruta sencilla y muy recomendable.

• argazkia mariafe

mariafe 24-ago-2017

La ruta es fácil, no es exigente físicamente y la única dificultad son las raíces del camino.