Koordenatuak 308

Noiz igoa 24 de enero de 2019

-
-
364 m
196 m
0
4,2
8,5
16,97 km

Bisitak 9, kokapena 0

Nondik gertu Oriola, Évora (Portugal)

Percurso muito interessante...

Quer fazer este percurso com Guia local ?
trilhosalentejanos@hotmail.com
A povoação de Oriola, hoje aldeia do Concelho de Portel, foi Vila e sede de Concelho até 1836. O seu primeiro donatário foi João Moniz, clérigo e tesoureiro-mor do rei Afonso III, e o seu último, D. Luís Lobo da Silveira, 7º Barão de Alvito. No ano de 1282 recebeu foral dado por D. Dinis, e ampliado em 1516 por D. Manuel I. Possuía este Concelho duas paróquias a de Nossa Senhora da Assunção do Bomalbergue, à volta da qual se desenvolveu a primeira povoação, e a de S. Bartolomeu do Outeiro ou Oriola de Cima. A importância da Vila de Oriola pode ter raízes no período Romano já que, na sua área, se encontram vestígios da ocupação romana e Pinho Leal explica a sua origem toponímica como derivação de Auréola ou Aurea Ora (zona de minas de ouro). A Igreja Matriz de orago a Nossa Senhora da Assunção, localizada fora da povoação na Herdade das Torres antigamente chamada Herdade das Represas, já existia em 1270. Da feição medieval do templete nada resta, já que foi totalmente reconstruída no Séc.: XVI. A Vila de Oriola, como sede de Concelho, possuía Paço de Audiências, instalações hoje ocupadas pela Junta de Freguesia, e celeiro comum. Possuí ainda esta povoação a Ermida de S. Lourenço situada na rua do mesmo nome.
A povoação de S. Bartolomeu do Outeiro, foi também conhecida por Oriola de Cima já que, até 1836, pertenceu ao termo da antiga Vila de Oriola. A Igreja Paroquial, de origem medieval e de orago a S. Bartolomeu do Outeiro está edificada "numa mamôa elevada, roqueira, que domina a povoação", e foi remodelada depois de 1534. Curiosa é a imagem do Santo Padroeiro "S. Bartolomeu -escultura de mármore, datável dos finais do Séc. XV" que tem preso o "diabo". Situada num dos pontos mais altos da Serra de Portel, possuí uma paisagem admirável, sendo rica em vestígios histórico-arqueológicos.

1 komentario

  • argazkia Alcáçovas Outdoor Trails

    Alcáçovas Outdoor Trails 05-feb-2019

    O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor organiza caminhadas para pequenos grupos em Alcáçovas e outras localidades do Alentejo Central.
    Vem caminhar conosco !
    trilhosalentejanos@hotmail.com

Nahi izanezkero edo ibilbide hau