Denbora  10 ordu 17 minutu

Fecha de realización mayo 2016

8,8

Bisitak 16269, kokapena 260

Nondik gertu Porto, Porto (Portugal)

Percurso com início na estação de metro da Trindade e término na estação de metro de Vila do Conde, o regresso pode ser efetuado de metro. Percorremos as ruas da cidade invicta em direção à Ribeira para seguir a margem direita do Rio Douro até à sua confluência com o Oceano Atlântico na localidade da Foz do Douro. A partir daqui acompanhamos o Atlântico, seguindo pelas suas belas praias, passando pelas cidades e vilas com forte ligação ao mar até Vila do Conde. Seguimos prioritariamente pelos passadiços de praia, tendo sempre presente o mar e os areais das pequenas praias do norte… muito agradável caminhar ao longo desta orla marítima e o dia esteve mesmo à feição para a atividade.

O percurso efetuado corresponde à 1ª etapa do Caminho Português da Costa a Santiago. Encontramos algumas setas amarelas mas a maior parte do caminho não está marcado. Nos vários Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela os Caminhos Portugueses têm especial importância. Uma das principais caraterísticas é o vasto número de Caminhos que na Idade Média, percorriam o território português em direção a Compostela. O Caminho Português da Costa tinha uma grande importância já que por ele seguiam peregrinos provenientes das terras ocidentais de Portugal. Este caminho da costa, partindo do Porto e passando pelos atuais concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Percurso realizado:
Porto (Estação Metro da Trindade) – Avenida dos Aliados – São Bento – Palácio da Bolsa – Foz do Douro – Matosinhos (Senhor do Padrão) – Leça da Palmeira (Farol) – Praia do Aterro – Praia da Memória (Obelisco da Memória) – Praia do Marreco – Praia da Agudela – Praia das Pedras do Corgo – Praia do Funtão – Praia de Angeiras – Praia de Labruge – Praia de Moreiró – Praia de Vila Chã – Praia de Mindelo – Reserva Ornitológica de Mindelo – Praia da Arvore – Praia da Azurara – Vila do Conde (Estação de Metro).

TRILHAS NA ORLA MARÍTIMA
ORLA MARÍTIMA GAIA - ESPINHO
ORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE
ORLA MARÍTIMA VILA DO CONDE - MARINHAS
ORLA MARÍTIMA MARINHAS - VIANA DO CASTELO
ORLA MARÍTIMA VIANA DO CASTELO - CAMINHA

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

10 iritzi

• argazkia fernandapacheco

fernandapacheco 28-may-2016

Uma magnífica caminhada num lindo dia de sol e em boa companhia... pela Orla Maritima do Porto a Vila do Conde.

• PicosAlpinos 17-jun-2016

Magnífica esta nossa orla marítima! Obrigado pela partilha!

• argazkia aldevigili

aldevigili 19-dic-2017

Partito da Matosinhos

• drandreaciso 03-sep-2018

FAREI EM PERCURSO EM 2019 PARTINDO DE MATOSINHOS

• argazkia cjoaquim

cjoaquim 24-sep-2018

Fiz este percurso em 23 de Setembro de 2018, a partir Matosinhos até vila do Conde (desde a ponte móvel no terminal de Leixões no Rio Leça até à ponte Santa Clara em Vila do Conde.
    Percurso com paisagens magnificas.

Caminhantes 24-sep-2018

Olá cjoaquim! Obrigado pelo comentário! Boas caminhadas!

• argazkia paulogeo

paulogeo 08-ene-2019

Fiz esse trecho no domingo dia 6/1/19 e demorei por volta de 7h. Iniciei por Massarelos _ Museu do Carro Elétrico. Magnífica visão do litoral! Muito fácil seguir pelas setas amarelas do caminho de Santiago de Compostela. Boa jornada!

Caminhantes 08-ene-2019

Olá paulogeo. Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.

• Líli A 10-jun-2019

Gostei do caminho

Caminhantes 10-jun-2019

Olá Líli A.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.