Koordenatuak 891

3,7
7,5

Ikusita 2404 aldiz, jaitsita 62 aldiz

Nondik gertu: Outeiro, Viana do Castelo (Portugal)

Descobri este trilho no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde nos disponiblizam um folheto designado "Percursos Pedestres - Por Pegadas de Culto (Montaria e Terras de Geraz)", que podemos descarregar.
Na data em publico este trilho, tanto o folheto como o site estão ainda incompletos e apenas apresentam uma parte dos trilhos que a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende promover. Este é um dos trilhos para os quais ainda não nos apresentam informação detalhada. Apenas referem a sua existência e a sua localização aproximada no mapa do concelho. Note-se também que é apresentado com o nome de "Trilho de São Lourenço de Outeiro", o que julgo estar errado: confrontando com outras fontes, nomeadamente a publicação de "Jose A T P Lima" (Trilho São Martinho - Outeiro - Viana Castelo) e a página da Associação Florestal do Lima (que se apresenta como a entidade que implantou este trilho) julgo ser antes "Trilho de São Martinho de Outeiro".
Nenhuma desta publicações apresenta o trilho com a localização dos diversos pontos de interesse. É essa a razão para esta minha publicação.

Coloquei o início do trilho frente ao Museu do Pão (Núcleo Museológico do Pão) e fiz uma visita ao "Engenho do Campo". Deduzo que este pequeno acrescento de 750 metros não pertence ao percurso oficial, uma vez que não encontrei a sinalização de PR nessa direcção.

Os principais pontos de interesse do trilho são de natureza cultural e paisagistica: igreja de Outeiro, várias capelas, alminhas, cruzeiros, azenhas, as vistas a partir da serra de Santa Luzia e a envolvente dos campos e do casario das localidades da freguesia de Outeiro.

Na porta do Museu do Pão indicavam que estava fechado e que poderia ser aberto a pedido, contactando a Junta de Freguesia.

A sinalização está em boas condições, pelo que classifico a Dificuldade Técnica como "Fácil". Noto que as marcações estão colocadas de forma a facilitar mais quem percorre o trilho no sentido dos ponteiros do relógio. Não encontrei obstáculos significativos a ultrapassar.

O troço entre os km 6,0 e 6,9 (na zona de planalto junto ao Alto de Santa Luzia) é comum ao "PR8 VCT - Trilho da Chão".

Há alguma exposição solar na zona da serra de Santa Luzia, entre os km 5,5 e 10,0.

Para quem pretende descarregar o trilho, recomendo o formato GPX. Descarregando no formato KML (ou através do GoogleEarth) o número de pontos é reduzido para 500, perdendo-se algum do rigor do trilho que aqui publico.

Boas Caminhadas!
Informazio

Nucleo Museológico do Pão

Zubi

Ponte (Ribeira do Outeiro)

Ur-jauzia

Fonte

2 iritzi

• Artur Cruz 25-dic-2015

Ibilbide hau egin dut  Ikusi gehiago

Apesar de serem à volta de 7 klms a subir e no dia estar muito vento é um trilho interessante.

• argazkia Rijk J.

Rijk J. 09-nov-2019

Ibilbide hau egin dut  egiaztatua  Ikusi gehiago

Prachtige vergezichten. afwisselend bos en kale vlakten

Nahi izanez gero edo ibilbide hau