Koordenatuak 491

Fecha de realización junio 2015

5,0

Bisitak 7128, kokapena 184

Nondik gertu Xertelo, Vila Real (Portugal)

Há muito tempo que não visitava o verdadeiro circo de morfologia da serra - Cocões do Concelinho. Para lá chegar, quer pelos Carris que pelo estradão até às Lagoas do Marinho ( são 2 lagoas) é sempre desmotivante. Depois de estudado o percurso, já com uma opção para encurtar caminho, o MAKA com o seu olho de Falcão, descobre uma encosta "digerível". É bem dura aquela subida, e não sei se andei até com as mãos pelo chão, algumas vezes, mas encurta muito caminho, até à Lagoa do Marinho (a maior).Depois, as paisagens são admiráveis. Atravessada a zona de turfeira e vista a moreia, só paramos no abrigo da lagoa, onde há água para reabastecer os cantis. Seguimos pelo vale do ribeiro do Couce, suspenso sobre a ribeira do Cabril, para onde drena. Todos os indícios da glaciação se podem observar, desde as " rochas aborregadas", moreias, blocos erráticos, etc. À nossa esquerda, não muito longe do trilho ficam as antigas minas do Borrageiro. O Caminho segue em direcção da ponte das Abrótegas, bem mariolado, que tivemos que abandonar para seguirmos até à Sesta da Lamalonga. Depois de observarmos o circo glaciar, demos início à parte mais difícil quanto a mim, pois há que evitar Maceiras (pela esquerda) e as cabeceiras dos ribeiros (pela direita). Paramos num pequeno curral ( há vários na Sesta da Lamalonga), perto do início do trilho, que passa na Laje dos Bois. A partir daqui, é estar atento aos mariolas e à descida do rio do Penedo. Com a trovoada, a aproximar-se, conseguimos chegar ao Xertelo, enxutos. Parabéns ao MAKA, pelo seu olho de falcão e naturalmente aos outros dois companheiros de aventura.
  • argazkia Cabana e Curral na Lamalonga
  • argazkia ' Miradouro '
" Miradouro "
  • argazkia Ponte sobre a ribª. do Cabril
ponte sobre a ribª. do Cabril
  • argazkia Vista para os Cocões do Concelinho
vista para os Cocões do Concelinho

3 iritzi

• argazkia Makca

Makca 10-jun-2015

Muito bem escolhido Truka!

• argazkia PARAQ

PARAQ 11-jun-2015

Não podia ser melhor.

• argazkia Renato Sousa e Silva

Renato Sousa e Silva 29-ago-2017

Não há forma de ligar o trilho de carris ao track circular que fizeste?