Denbora mugimenduan  5 ordu 5 minutu

5,0
10,0

Bisitak 1254, kokapena 25

Nondik gertu Portinho da Arrábida, Setúbal (Portugal)

Saíndo de Picheleiros, subimos ao Formosinho, o ponto mais alto da serra da Arrábida. Contornando a serra, descemos até à capela de Santa Margarida, uma preciosidade escondida numa gruta e visitamos a praia de Alpertuche, um pequeno paraíso que infelizmente já começa a ser demasiado conhecido.

IMP!: O percurso tem desníveis bastante acentuados e subidas/descidas bastante difíceis.
Grande parte dos caminhos são estreitos e com bastante vegetação.

Notas:
- Aos 11,9km o perfil de desníveis mostra um pico que é fictício (problemas no telemóvel.
- O percurso tem na realidade 15,7km, ele começa e acaba no mesmo sítio. O que marca depois foi feito de carro (esqueci-me de desligar o GPS)

Percurso - estrada

Percurso - vegetação fechada

Subida acentuada

Pico do Formosinho

Ponto mais alto, da emblemática Serra da Arrábida, o Pico do Formosinho, a 501 metros de altitude, e com soberbas vistas sobre o estuário do Sado, a Península de Tróia, Azeitão, margem norte do Tejo, com destaque para Lisboa, o estuário do rio Tejo, a Serra de Sintra e de Montejunto.

panoramica

Vistas sobre o estuário do Sado e a Península de Tróia. PS: note-se o percurso meio escondido no meio da vegetação

Península de Tróia

Subida acentuada

Percurso - subida

Subida

Pelo lado direito existe uma opção mais acessível

Descida

Descida acentuada com um piso bastante escorregadio

Obstáculo

1 komentario

• argazkia franciscomarquesbatista

franciscomarquesbatista 07-oct-2019

Ibilbide hau egin dut  egiaztatua  Gehiago ikusi

A vista é incrível. Vale apena o esforço mesmo e o cansaço, não só ultrapassar a serra de um lado ao outro mas pelo resultado que se obtém do passeio.

A dificuldade é grande, e há muita vegetação que por vezes nos pode fazer perder o trilho. Eu perdi-o duas ou três vezes, tal era a densidade da vegetação. Houve duas alturas em que senti que não estava a fazer hiking mas escalada sem cordas.

Tive de desligar o GPS por falta de bateria, quando desci à capela.

Nahi izanezkero edo ibilbide hau