Jarduera

Travessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ)

Jaitsi

Ibilbideko argazkiak

argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ) argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ) argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ)

Egilea

Ibilbidearen estatistikak

Distantzia
14,3 km
Desnibel positiboa
1.240 m
Zailtasun maila
Ertaina
Desnibel negatiboa
1.164 m
Gehieneko garaiera
1.749 m
TrailRank 
89 5
Gutxieneko garaiera
963 m
Ibilbide mota
Norabide bakarra
Iraupena
8 ordu 41 minutu
Koordenatuak
2715
Noiz igoa
14 de octubre de 2017
Noiz egina
octubre 2017
  • Balorazioa

  •   5 2 Balorazioak
Elkarbanatu

Nondik gertu: Inglesa, Rio de Janeiro (Brazil)

Ikusita 4655 aldiz, jaitsita 190 aldiz

Ibilbideko argazkiak

argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ) argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ) argazkiaTravessia Araras x Videiras + Pico dos Palmares (Petrópolis/RJ)

Bidearen deskribapena

Araras é um bairro do 2º distrito do município de Petrópolis/RJ e é muito conhecido pela gastronomia, por ter cachoeiras e outras atrações ecológicas.

O nome do bairro vem da tribo indígena denominada "Araras", que habitava as regiões mais quentes da região e subia a serra para caçar e coletar plantas e ervas. Nos tempos coloniais, a serra e o vale abrigaram quilombos de escravos possivelmente fugidos das fazendas próximas (Sant'Ana do Vale, Santa Tereza e Santa Rita) e serviram de passagem para os tropeiros que seguiam para as Minas Gerais.

A travessia tem início na Rua Paulo César Campos onde paramos para deixar o carro, tomar um café da manhã na padaria que fica do outro lado da rua (Padaria Malta) e seguimos em direção ao Pico dos Palmares para em seguida trilhar a travessia até o bairro de Videiras.

A trilha até o Pico dos Palmares é bem demarcada e podemos encontrar dois pontas d’água que cruza a trilha durante o percurso. Próximo ao cume do Pico dos Palmares encontramos um pequeno trepa pedra pra chegarmos até o ponto final da trilha. Ponto de atenção neste local pois o lugar é muito exposto e requer o dobro de atenção.

Pausa para fotos e um lanche rápido contemplando o visual de Petrópolis ao fundo. Depois descemos até os pontos d’água para abastecermos nossos cantis e seguimos até a bifurcação para em seguida encarar a forte subida até o alto da travessia.

A travessia não apresenta elevado grau de dificuldade com relação a navegação. Trilha bem demarcada e podemos encontrar recente poda durante o trajeto.

Logo em seguida chegamos na Pedra Comprida de Araras (CEP70) onde seu cume tem elevação próxima dos 1742 metros. Montanha de longa cumeada e grandes paredões frisados, na Serra das Araras, ao norte da Garganta da Ponte Funda e localidade de Santa Catarina. Pausa para fotos e apreciarmos a vista para logo em seguida trilhar até a Pedra da Cuca.

A Pedra da Cuca é um belo cume rochoso cuja a formação lembra a personagem Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo e apresenta altitude próxima de 1701 metros. No seu cume a vista é deslumbrante e o visual compensa qualquer cansaço.

Saindo da Pedra da Cuca passamos por um trecho de laje onde é necessário a observação atenta de totens que orientam o aventureiro pelos principais pontos da travessia. Nesse local sob forte neblina é muito provável que a pessoa não encontre o caminho correto pois ele é um pouco escondido. A dica é observar um grande totem posto na entrada principal da travessia. Desse ponto em diante a trilha segue por entre matos e acaba ficando bem demarcada. Em épocas de chuva essa parte fica escorregadia e apresenta grandes charcos.

Saindo da Pedra da Cuca a trilha começa a seguir em leve declive seguindo sempre pela margem da crista da serra. Mais à frente e próxima do seu final, a trilha segue em zigue zague, sinal de que o final está próximo! Passa a ficar mais larga e logo encontramos algumas casas, rua asfaltada e a rodovia.

No ponto final da travessia existe um ponto de ônibus que precisamos pegar para chegarmos até o ponto inicial da travessia.

Bideguneak

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.202 m
argazkiaBifurcação

Bifurcação

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Carro

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.751 m

Cep70

PiktogramaBidegurutzea Altitudea 1.178 m
argazkiaCupim

Cupim

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.709 m

Direita

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m
argazkiaEscalaminhada argazkiaEscalaminhada

Escalaminhada

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Esquerda

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m
argazkiaFalso Cume

Falso Cume

PiktogramaBidegurutzea Altitudea 1.140 m
argazkiaH2O 1

H2O 1

H2O

PiktogramaBidegurutzea Altitudea 1.252 m

H2O 2

PiktogramaBidegurutzea Altitudea 1.333 m
argazkiaCaixa D'água

Caixa D'água

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Malta - Araras

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Mirante

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.706 m
argazkiaPedra da Cuca argazkiaPedra da Cuca

Pedra da Cuca

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.623 m

Pico Palmares

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Ponto de Ônibus

PiktogramaBidegunea Altitudea 1.060 m
argazkiaRua argazkiaRua argazkiaRua

Rua

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Travessia Arara x Videiras

PiktogramaBidegunea Altitudea 0 m

Trilha p/ Pico dos Palmares

Kokapenaren inguruko iritzi eta galderak  (8)

Nahi izanez gero edo ibilbide hau