Denbora  4 ordu 23 minutu

Koordenatuak 1036

Noiz igoa 14 de mayo de 2016

Noiz egina mayo 2016

  • Balorazioa

     
  • Informazioa

     
  • Erraza jarraitzeko

     
  • Ingurunea

     
-
-
748 m
479 m
0
3,6
7,1
14,22 km

Bisitak 6861, kokapena 247

Nondik gertu Várzea Cova, Braga (Portugal)

O percurso oficial tem início e fim na subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, no lugar da Lagoa, em Fafe. Fizemos uma pequena alteração ao traçado original com intuito de almoçar na Adega Monte Belo em Várzea Cova, local onde iniciamos e terminamos o percurso.

Trata-se de um percurso temático, criado com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a energia eólica. Ao longo do seu traçado é explicado todo o processo de criação de energia eólica, desde a formação do vento até ao seu uso para gerar eletricidade.
O trajeto serve também para promover os locais emblemáticos e o património histórico local. Para além dos locais já referidos relacionados com a energia eólica, tem a Capela de Santo António em Vilela, a Capela da Nossa Senhora da Guia, local de culto anual das gentes de Pereira, miradouros com panorâmicas sobre a cidade de Fafe e arredores e a Casa do Penedo(*) que deve o seu nome ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa. Fomos obrigados a deixar o traçado do PR que outrora passava junto da Casa do Penedo, atualmente está toda vedada, impossibilitando a aproximação à casa. Outro local de referência é no Confurco, uma portela na antiga estrada para Cabeceiras de Basto, referência obrigatória para o cruzeiro e para o Marco do Fidalgo Rodrigo, um bloco granítico brasonado utilizado para delimitar as terras.

Nas zonas mais altas com sorte pode-se observar várias aves de rapina e também garranos. Junto á aldeia de Vilela percorremos um típico caminho rural onde abundam os lameiros e onde se podem ver lajes de pedra gastos pelos rodados dos carros de bois ao longo dos tempos.

Terminamos esta incursão pelas Serras de Fafe na Adega Monte Belo, onde D. Isolete nos recebeu muito bem! O manjar começou com uma sopa à lavrador e seguiram-se as costelas de Javali com arroz de feijão. Convém fazer reserva, tlm. 967380101.

NOTA FINAL:
O PR10 – Trilho do Vento está a precisar de uma rápida intervenção das entidades responsáveis pela sua manutenção, apresenta falhas significativas de sinalização e a vegetação está a começar a invadir o caminho dificultando a progressão principalmente em dias húmidos.
________________
(*) Casa do Penedo
A Casa do Penedo situa-se entre Celorico de Basto e Fafe, na freguesia de Várzea Cova, concelho de Fafe, mais concretamente, na Serra de Fafe, a 10 km a nordeste do centro da sede de concelho, em direção a Cabeceiras de Basto.
A sua construção foi iniciada em 1974 e durou cerca de dois anos, tratando-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias.
A Casa do Penedo integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é inteiramente feita em rocha, à excepção das portas, janelas e telhado.
O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, as escadas e os corrimãos são feitos de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg, fazendo desta casa um local a visitar e que tem despertado a curiosidade de muitos turistas ao longo do mundo, face a sua originalidade e beleza.
Não possui qualquer instalação eléctrica.
Waypoint

ADEGA MONTE BELO

Waypoint

VISTA DO MARCO GEODÉSICO

Waypoint

PARQUE EÓLICOTERRAS ALTAS FAFE

Waypoint

CRUZEIRO

Waypoint

RESERVATÓRIO ÁGUA PÚBLICA

Waypoint

VILELA (CAPELA S.TO ANTÓNIO)

Waypoint

MINA

Waypoint

RIO

Waypoint

CAMINHO EMPEDRADO

Waypoint

PANORAMA CIDADE FAFE

Waypoint

CAPELA SENHORA DA GUIA

Waypoint

CASA DO PENEDO

Waypoint

CONFURCO

10 iritzi

  • argazkia fernandapacheco

    fernandapacheco 16-may-2016

    Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

    O trilho está a precisar de uma rápida intervenção das entidades responsáveis pela sua manutenção.

  • PicosAlpinos 17-jun-2016

    Fica a vontade de ir até terras de Fafe, já está em agenda!
    Obrigado pela partilha!

  • argazkia Helena Carvalho

    Helena Carvalho 26-jul-2016

    Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

    Muito bonito e grande percurso

  • argazkia Julio Raposeiro

    Julio Raposeiro 23-sep-2016

    Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

    Rota facil, com alguma falha de marcação, infelizmente 1/4 do percurso, está coberto de negro e cinzas dos incendios de Agosto(2016), e outra parte difícil de passar devido vegetação. De facto esta rota permite fazer tambem a rota dos espigueiros que compensa por não estar de "negro".

  • ourcach 23-oct-2017

    Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

    .

  • ddiogoleite 26-ago-2018

    Ibilbide hau egin dut  Gehiago ikusi

    Trilha com vista agradável. No entanto, má sinalização e vegetação densa que cobre parte do percurso.

  • argazkia Caminhantes

    Caminhantes 26-ago-2018

    Olá ddiogoleite!
    Obrigado por comentar e avaliar a trilha. Lamento saber que o trilho atualmente esteja nessas condições. Será o resultado do desinvestimento do poder local na manutenção do turismo da natureza ou a falta de visão na potencialidade do mesmo...
    Se o poder local precisar de um exemplo é só olhar para o pais vizinho...
    Saudações!

  • Johnnie Hiker 01-jul-2019

    Trilho com muitas falhas de sinalização, com varias zonas com muita vegetação a tapar a passagem. Poucos pontos de interesse

  • Johnnie Hiker 01-jul-2019

    Ibilbide hau egin dut  egiaztatua  Gehiago ikusi

    Trilho com muitas falhas de sinalização, com varias zonas com muita vegetação a tapar a passagem. Poucos pontos de interesse

  • argazkia Caminhantes

    Caminhantes 01-jul-2019

    Olá José António Carneiro da Silva!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    No comentário anterior já foi referido a falta de manutenção do trilho, lamentamos saber que ainda se mantém.
    Saudações.

Nahi izanezkero edo ibilbide hau