Denbora  5 ordu 27 minutu

4,8
9,6

Bisitak 194, kokapena 6

Nondik gertu Telões, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TRILHO INTERPRETATIVO DO LOBO

O Trilho Interpretativo do Lobo corresponde a uma recuperação do antigo "Trilho do Castelo" e insere-se num conjunto de seis trilhos situados em plena Rede Natura 2000 que permitem a visitação e interpretação dos espaços naturais, do património arqueológico e etnográfico das Terras de Aguiar. É um percurso de Pequena Rota, marcado em ambos os sentidos. Optamos por fazer no sentido dos ponteiros do relógio.

Iniciamos o trilho junto à Capela (Rua Dom Afonso III) em Telões, seguimos em direção à Igreja Paroquial e daqui percorremos 2,5 quilómetros até ao Lugar do Souto. Atravessamos o lugar e seguimos em direção ao Lugar de Outeiro onde iniciamos a subida por estradão de terra até ao Alto dos Carris. Aqui, percorremos 7 quilómetros de típica paisagem de montanha, dominada por matos, alguns carvalhais e afloramentos rochosos, até chegarmos ao Lugar de Gouvães da Serra.

Agora, por entre uma floresta de Pinheiro-silvestre, continuamos a descer para o Lugar de Povoação que se alcança ao fim de 2,5 quilómetros. Deixando para trás as últimas casas da aldeia fizemos um pequeno desvio para visitar a Necrópole Medieval onde se podem observar várias sepulturas. Continuando o trilho, que agora se sobrepõe com o Trilho Interpretativo das Aves de Rapina, segue-se o Lugar do Castelo onde visitamos o seu castelo – Castelo de Pena de Aguiar. Vale bem a pena! Temos vistas magnificas de 360º. Resta-nos sensivelmente 2 quilómetros para o fim do trilho, mas antes de terminar ainda passamos pelo Lugar de Pontido, terminado o percurso junto à Capela de Telões.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

ALTO DOS CARRIS

PAINEL INFORMATIVO

GOUVÃES DA SERRA

LUGAR DE POVOAÇÃO (CAPELA)

EIRA COMUNITÁRIA

NECRÓPOLE MEDIEVAL

PONTE RIO TORNO

PAINEL TRILHO INTERPRETATIVO AVES RAPINA

LUGAR DO CASTELO

CASTELO PENA DE AGUIAR

LUGAR DO PONTIDO

Kokapenaren inguruko iritzi eta galderak

Nahi izanezkero edo ibilbide hau